Adam Smith, (1723-1790) foi um economista e filósofo escocês. Considerado o pai da economia moderna.
Sem sombra de dúvidas, um dos teóricos do liberalismo econômico do século XVIII mais importantes junto com suas frases. A obra mais relevante do pensador foi “A Riqueza das Nações“, é referência até os dias atuais para os economistas. Suas diversas frases do dia e da época, mudaram o mundo.
Do que se trata a Riqueza das Nações?
De acordo com ele, todo o sistema econômico em que existe a livre atividade dos indivíduos se desenvolveria de forma harmônica, de acordo com um modelo de crescimento contínuo da riqueza geral do país.
Smith baseou-se no fato de empresários e trabalhadores serem orientados pela mesma lei psicológica natural da busca do interesse próprio.
Ele acreditava que o mercado poderia se regular naturalmente, de acordo com a lei da oferta e demanda. O que ficou muito conhecido como ” A mão invisivel”. Smith acreditava que essa cadeia de raciocínio e acontecimentos poderia resultar em um equilíbrio econômico.
Hoje em dia, podemos comprovar isso de diversas formas e em diferentes culturas. Todavia, essa lógica parece se aplicar não somente na economia, mas em todas as coisas que envolve uma troca e o ser humano.
Teoria da divisão do trabalho
Através de um estudo aprofundado da formação, investimento e distribuição do capital, Smith confirmou a teoria do valor do trabalho, segundo a qual a única fonte de riqueza é o trabalho.
As sociedades industriais se distinguem das comunidades primitivas por uma maior acumulação de riqueza resultante das inovações técnicas trazidas pela divisão do trabalho e pelo aumento do emprego.
Segundo ele, qualquer sistema econômico no qual os indivíduos são livres para agir se desenvolve harmoniosamente, seguindo o padrão de crescimento contínuo da riqueza geral do país.
Smith partiu do fato de que empresários e trabalhadores são guiados pela mesma lei psicológica natural de interesse próprio.
Esta lei leva alguns a lucrar o máximo possível e outros a oferecer seu trabalho ao capitalista mais bem pago.
E como a oferta e a demanda de produtos, bem como seus custos de produção, são regulados espontaneamente pela “mão invisível”, a concorrência no mercado é garantida.
Algumas das frases mais célebre do filósofo:
“A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram”.
“A ciência é o grande antídoto contra o veneno do entusiasmo e da superstição”.
“O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir”.
Enfim, o filósofo contribuiu muito para a economia chegar onde está hoje em dia. Se gostou curta e compartilhe com seus amigos. Saiba mais sobre suas frases no site. Obrigado.