As crianças passam muito tempo fora de casa, desfrutando de brincadeiras.
Provavelmente, eles estão aplicando protetor solar para proteger a pele. Mas uma pergunta que desperta muito interesse dos pais gira em torno de proteção para os olhos e óculos de sol.
As crianças recebem mais exposição anual ao sol do que os adultos.
Essa maior exposição à luz solar aumenta o risco de danos aos olhos causados pela luz ultravioleta (UV) – uma radiação eletromagnética invisível emitida pelo sol.
Ao contrário dos olhos dos adultos, os olhos das crianças ainda estão amadurecendo e não podem filtrar os raios ultravioleta prejudiciais com a mesma eficácia.
“As pálpebras das crianças e a pele ao redor dos olhos são delicadas e mais vulneráveis do que a pele dos adultos”, diz Nitika Arora, especialista em glaucoma da Mayo Clinic Health System. Os danos dos raios ultravioleta aumentam com o tempo.
Problemas oculares de longo prazo não específicos para crianças podem incluir catarata e degeneração macular relacionada à idade que pode turvar a visão, cores opacas e levar ao desenvolvimento de um pterígio, que é um crescimento não canceroso de tecido na superfície do olho.
Também existem alguns efeitos colaterais físicos de curto prazo devido ao excesso de luz ultravioleta, incluindo fotoqueratite, também conhecida como “cegueira da neve”. Isso ocorre quando os raios ultravioleta refletem na areia, água, gelo e neve, ou se você olha para o sol.
A fotoceratite é como ter um olho queimado de sol. Felizmente, os óculos de sol protegem a pele ao redor dos olhos e o próprio olho.
Considere que seus filhos usem óculos de sol todos os dias, pois os raios ultravioleta ainda podem prejudicar os olhos em dias nublados.
Lembre-se destas dicas ao selecionar óculos de sol para seus filhos:
Procure proteção UV
Os óculos de sol devem estar em conformidade com a diretriz do Brasil, que especifica a proteção UV e a proteção contra impactos.
Escolha óculos de sol que bloqueiam 99% -100% dos raios UVA (comprimento longo) e UVB (comprimento curto), procure também óculos de sol grandes que cubram bastante a pele.
Se seus filhos precisam usar lentes corretivas, você pode considerar as lentes fotocromáticas, também chamadas de lentes de transição, para eliminar a necessidade de óculos de sol.
As lentes fotocromáticas mudam automaticamente de lentes claras para lentes escuras na presença de luz solar. Essas lentes bloqueiam 100% dos raios ultravioleta do sol.
Certifique-se de que os óculos de sol são duráveis
Crianças ativas precisam de óculos de sol feitos de policarbonato resistente a impactos com lentes à prova de arranhões.
As armações devem ser dobráveis, mas inquebráveis, portanto, certifique-se de que o ajuste esteja confortável.
Considere as atividades
Alguns óculos de sol vêm com lentes âmbar ou verdes e podem aumentar o contraste, o que pode ser útil para esportes.
Também é importante escolher com muito cuidado os óculos de sol para quem tem nariz grande, especialmente para não correr o risco de cair no momento de praticar algum esporte.
Nesse caso, busque óculos que se adaptem bem ao rosto da criança, e talvez você até possa colocar um reforço, como um elástico, por exemplo.
Deixe as crianças escolherem
É mais provável que as crianças usem óculos de sol se tiverem permissão para escolhê-los.
As meninas poderão optar por óculos de sol feminino com cores vibrantes e os meninos podem se ligar em personagens que gostam.
De qualquer forma, deixe seu pequeno se adaptar aos óculos tendo uma diversão a mais, como escolher a que ele mais gostou.
Seja o guardião dos óculos de sol
Para evitar que os óculos de sol sejam perdidos, quebrados ou esquecidos, os pais podem querer manter os óculos de sol de seus filhos em um local seguro quando não estiverem sendo usados.
Ouça seus filhos ou observe-os
Se seus filhos resistem a usar óculos ou óculos de sol, observar seu comportamento ou conversar mais com eles pode dar uma pista sobre as barreiras, como ajuste inadequado ou desconforto ao usá-los.
Dê um bom exemplo
A saúde dos seus olhos é importante. Dê um bom exemplo para seus filhos, usando seus óculos de sol de forma consistente, e faça com que usá-los faça parte da rotina de seus filhos.
Como proteção adicional, faça com que seus filhos usem chapéus de abas largas e protetor solar para reduzir ainda mais a exposição aos raios ultravioleta.
Os óculos de sol bloqueiam os raios ultravioleta que passam pelas lentes. Os raios ultravioleta também podem refletir nas superfícies circundantes e danificar a pele ao redor dos olhos, orelhas, testa e bochechas. Um chapéu e protetor solar apropriados podem bloquear o sol de cima e dos lados.