Hoje em dia, graças aos constantes avanços tecnológicos, cada vez mais pessoas têm tentado iniciar um negócio no meio digital.
Afinal de contas, o acesso à internet tem se tornado muito mais democrático e, com ele, existe a possibilidade de ganhar dinheiro.
Dentro desse contexto, não é incomum encontrar pessoas que se perguntam “o que posso fazer para trabalhar por conta própria?”
Isso acontece por uma série de razões, sendo que a principal delas com certeza se refere ao fato de existir diversas vantagens de trabalhar de forma autônoma.
Além do horário flexível, ainda existe a oportunidade de não ter chefe. Trabalhar autônomo pode sim trazer diversos benefícios, mas a pergunta que não quer calar é “o que posso fazer para trabalhar por conta própria?”
Levando em conta também as altas taxas de desemprego no mercado, mesmo aqueles que não tem esse sonho buscam novas formas de continuar ganhando dinheiro.
Então, se você quer obter algumas ideias para trabalhar por conta própria, é só continuar nesse artigo que iremos lhe mostrar excelentes alternativas!
Quais as vantagens de trabalhar por conta própria?
Começar a trabalhar por conta própria pode fazer você experimentar uma série de benefícios, sendo uma delas o fato de poder trabalhar de maneira remota.
Dessa forma, você consegue desenvolver o seu trabalho literalmente de qualquer lugar que estiver, seja no Brasil ou no exterior.
É claro que para isso você precisa ter bastante foco e disciplina, além de ser necessário investir em equipamentos.
No entanto, você consegue desenvolver seus trabalhos com um notebook até 2000 reais e ainda assim obter bastante resultado.
Além disso, você ainda pode criar os seus próprios horários, decidindo quando e por quanto tempo irá trabalhar.
Óbvio que é preciso cumprir e honrar com todos os seus afazeres, mas só o fato de ter horários flexíveis já é uma grande vantagem.
Assim, torna-se possível aproveitar um dia ou até mais de descanso, por exemplo, algo que é excelente.
Outra vantagem de trabalhar por conta própria diz respeito ao baixo investimento. É necessário sim investir, mas tendo um pequeno negócio, pode optar por ter freelancers, por exemplo.
Dessa forma, você consegue dar início ao seu sonho mas sim ter que comprometer grande parte da sua renda.
Ademais, caso não queira deixar o seu emprego principal, é completamente possível conciliar com as suas atividades remotas.
O que posso fazer para trabalhar por conta própria?
Há várias formas de ter o seu próprio negócio, uma vez que a internet facilitou bastante os processos. Mas, dentre as nossas principais dicas sobre o que fazer para trabalhar por conta própria, citamos os seguintes:
1. Professor particular
Dar aulas é uma excelente maneira para começar a ganhar dinheiro, em especial se tem alguma formação que faz parte da atual grade curricular.
Nesse caso, o investimento vai ser bem baixo, sendo que há uma grande necessidade de se atualizar, a fim de sempre oferecer o melhor para os seus alunos.
Inclusive, por conta da pandemia, muitos pais começaram a cogitar a possibilidade de contratar algum profissional para dar aula particular para os filhos, por exemplo.
Agora, uma excelente oportunidade é para aqueles que dominam uma outra língua. Dessa forma, pode usar o seu conhecimento para ganhar dinheiro dando aulas particulares de idioma.
2. Serviços de beleza
A beleza é uma boa escolha para aquelas que sempre se interessaram por essa área. Mas, através da internet, pode aumentar ainda mais a cartela de clientes.
Para começar a trabalhar nesse setor, você pode começar investindo em algum curso de cabeleireiro, esteticista, manicure etc.
Tendo isso, é só começar a investir em produtos de qualidade, para poder atrair ainda mais pessoas ao seu estabelecimento.
Em relação ao atendimento, você pode fazer tanto na casa do seu cliente quanto no próprio espaço. Tudo varia de acordo com a quantidade de demanda.
3. Artesão
Um dos setores que vêm conquistando uma grande relevância são os artesãos, haja vista que as pessoas começaram a valorizar os produtos feitos a mão.
Inclusive, uma das grandes tendências que tem surgido é a decoração com cortina metalizada. Então, se você tem essa habilidade manual, que tal começar a investir nisso?
Além disso, o artesanato acaba oferecendo várias outras possibilidades, como a confecção de acessórios, a qual tem um investimento baixo e lucros altos.
Se essa for a sua opção, é interessante ficar sempre atento em relação às tendências de moda e decoração, a fim de sempre produzir os trabalhos que estão em alta.
4. Designer gráfico
Outra atividade para aqueles que querem trabalhar por conta própria é se tornar um designer gráfico, uma vez que se trata de um setor que está crescendo de forma constante.
Para poder atuar nessa área, é preciso ser devidamente qualificado, dominando as principais ferramentas de edição, em especial o Photoshop.
5. Loja virtual
Ter uma loja virtual é uma das formas mais conhecidas de trabalhar por conta própria e começar a ganhar dinheiro.
A questão é que muita gente acha que é algo muito trabalhoso, haja vista que existe a necessidade de criar um produto ou algo do gênero.
Nesse sentido, a dica é você entender um pouco sobre PLR marketing digital, já que é uma alternativa um pouco mais simples para aqueles que querem investir nesse segmento.
6. Consultor
Ser consultor também é um tipo de negócio capaz de lhe gerar uma ótima renda, haja vista que as oportunidades são bem grandes.
Nesse sentido, você se torna capaz de ajudar outras pessoas com uma de suas habilidades e experiências mais específicas.
Em relação aos principais tipos de consultoria, podemos citar os seguintes setores:
- Administração;
- Informática;
- Culinária;
- Finanças;
- Recrutamento etc.
7. Personal trainer
Devido à falta de tempo ou mesmo pelo simples fato de prezar pela comodidade, diversas pessoas começaram a dar preferência por contratar educadores físicos para auxiliar em atividades feitas em casa.
Mas, como se trata de um tipo de serviço onde o atendimento é exclusivo, acaba que o valor cobrado por dia ou no mês tende a ser muito maior que aqueles pagos pelas academias.
8. Lava rápidos para carros
Uma boa opção para começar a gerar renda, trabalhando para si mesmo, é investindo o seu tempo e lava rápidos para carros.
Cada vez mais as pessoas procuram por formas de otimizar e facilitar o seu próprio trabalho e, por isso, acabam optando por serviços como esses.
O mais legal é que, se você ainda não tem o suficiente para abrir um lava rápido profissional, como começar como se fosse um hobby.
Nesse caso, a dica é conversar com vizinhos, amigos ou colegas para começar nesse ramo, guardando dinheiro para investir em algo que seja mais profissional.
9. Redator
Você gosta de escrever? Se sim, a dica é começar a trabalhar como redator na internet! Afinal de contas, levando em consideração o quanto as empresas estão investindo em marketing de conteúdo, a demanda tem sido cada vez mais alta.
Para começar a trabalhar como redator, a dica é fazer alguns cursos online, especializando-se em redator web.
Mas, para obter ainda mais demandas, aprenda as melhores técnicas de copy, SEO e demais estratégias para atrair cada vez mais clientes.
10. Youtuber
Uma das formas de começar a gerar renda para si mesmo é criando um canal no YouTube. Exemplos de pessoas que conseguem ganhar dinheiro com isso é o que não falta.
Mas, para ter a garantia de sucesso, é preciso desenvolver algumas características, como facilidade em se comunicar e carisma, em especial.
Além disso, existe a necessidade de ter bons equipamentos para poder começar a produzir conteúdos que sejam de alta qualidade.