Micro-ondas e a alimentação infantil: como usá-lo de forma segura e saudável

Micro-ondas e a alimentação infantil: como usá-lo de forma segura e saudável

Saiba como usar o micro-ondas de forma inteligente na alimentação do seu bebê

Quando se trata de cuidar de um bebê, toda a ajuda é bem-vinda. Por isso, nesse momento, é preciso contar com a ajuda de eletrodomésticos, como o micro-ondas, o mais versátil deles.

O micro-ondas é um aparelho usado não apenas para esquentar comida e alguns tipos de líquidos, mas também para preparar receitas rápidas. Dessa forma, ele se torna um aliado no período de adaptação com o bebê.

Micro-ondas faz mal?

Com certeza, você já deve ter escutado que faz mal esquentar a comida no micro-ondas por causa da radiação. Não é mentira que o aparelho emite radiação. Só que a radiação micro-ondas é liberada em níveis muito baixos, e isso não afeta os seres humanos. 

Além disso, essas ondas e suas frequências são estudadas por muitos anos e sabemos que elas são seguras para a saúde. 

O micro-ondas emite esse tipo de radiação para aquecer os alimentos. Ele provoca a vibração dos átomos para esquentar a comida. Por não precisar de água no processo de preparo ou aquecimento do alimento, ele conserva as vitaminas hidrossolúveis, causando menos danos aos nutrientes.

Por isso, você não precisa ter medo de usar esse aparelho no preparo das refeições do bebê. Ele não oferece nenhum prejuízo para a saúde e é uma forma prática de aquecer alimentos.

Como usar o micro-ondas de forma segura e saudável?

Você já parou para pensar que praticamente todos os alimentos podem ir ao micro-ondas? Alguns alimentos não são recomendados, como ovo com casca, frutas inteiras, salsichas, linguiças, leite de caixinha. Por outro lado, ele é perfeito para preparar bolinhos, papinhas, panquecas, omeletes e outros.

Quase todos os alimentos podem ser preparados nesse eletrodoméstico. Além disso, ele é perfeito para aquecer a mamadeira pronta ou para preparar a madeira do bebê.

Cuidados ao usar o micro-ondas

Na hora de colocar a comida para esquentar, procure usar recipientes de terracota, pirex, vidro, cerâmica e outras. Elas são mais seguras, por não soltarem substâncias nocivas para o nosso corpo.

Ao descongelar um alimento, como uma papinha ou leite materno, é importante fazer isso apenas uma vez. O processo de congelar e descongelar o alimento mais de uma vez favorece a contaminação de micro-organismos.

Isso acontece porque os alimentos congelados perdem os tecidos, o que reduz suas defesas e os torna alvos de micro-organismos. Isso aumenta a decomposição. O ideal é que os alimentos passem por apenas uma fase de congelamento e descongelamento.

Riscos de usar o micro-ondas

Um dos principais cuidados na hora de usar o micro-ondas para preparar ou esquentar a comida do bebê é o recipiente. Portanto, prefira os de vidro e evite os de plástico.

Quando em contato com o micro-ondas, recipientes de plásticos podem liberar substâncias nocivas para a saúde, como percloratos, ftalatos e bisfenol-A. Essas substâncias afetam os sistemas hormonal e metabólico.

Outro cuidado é esquentar a comida da maneira correta, para evitar a proliferação de bactérias. Todas as partes devem ser aquecidas de maneira uniforme. Por isso, durante o preparo, não se esqueça de mexer a papinha ou a mamadeira.

Outro ponto de atenção é esperar o tempo de repouso do alimento que foi esquentado no micro-ondas, como papinha, panquecas, bolinhos e outros. Isso porque as moléculas continuam a se agitar mesmo depois que o aparelho é desligado. 

Depois disso, é possível que a temperatura do alimento aumente. Dessa forma, quando você espera um pouco, o processo de cozimento é concluído. A recomendação é esperar 3 minutos antes de esfriar o prato e oferecer ao bebê.

Ao oferecer o alimento preparado no micro-ondas para o bebê, o ideal é que a comida esteja na temperatura próxima à do corpo do pequeno. Por isso, faça o teste colocando um pouco do alimento no dorso da mão para avaliar a temperatura.