O Brasil é um país tropical, e isso não é segredo para ninguém. Sendo assim, as variações de temperatura são muitas, como, por exemplo, acontece em Alto Caparaó, e dessa forma o ar condicionado se torna um item indispensável em todos os ambientes.
Mas, se você quer economizar energia e ainda continuar usando o seu ar condicionado, terá de seguir alguns passos.
E sim, é possível manter um conforto térmico no seu ambiente, usando o ar condicionado e ainda economizar energia. Quer saber como? Então é só conferir os próximos parágrafos.
Atenção ao local de instalação
Se você não sabe, procure verificar no projeto de climatização dos seus ambientes o dimensionamento correto e a capacidade necessária de um equipamento de ar condicionado de acordo com seu ambiente. Para você chegar neste ponto, procure fazer o cálculo de BTU/h do seu ambiente.
A quantidade de BTUs que será necessária para o resfriamento do ambiente e de acordo com o número de pessoas que circulam no local.
Contudo, procure levar em conta a posição do seu ambiente, isto é: as janelas, portas, passagem de ar e coisas semelhantes.
Se bem selecionado um equipamento para estes locais, você irá ter não só uma melhor climatização, como uma melhor eficiência energética. Ter um equipamento com capacidade maior do que a necessária será um gasto a toa e um com capacidade menor irá ter um maior gasto para climatização.
Se faz essencial aqui a procura de um profissional qualificado para medir e verificar essas variáveis do seu ambiente.
Procure ar condicionado inverter
Eles estão se tornando cada vez mais populares no mercado, o seu custo é um pouco mais caro, no entanto, a economia é muito maior.
O modelo inverter pode ter até 70% de economia em relação aos ar condicionados comuns que não possuem essa tecnologia.
Diferente do ar condicionado comum, onde ele liga e desliga a refrigeração, os modelos inverter diminuem e aumentam a rotação conforme a demanda. Isso gera economia devido a ausência de picos de consumo.
Tudo isso, é claro, sem contar que o nível de ruído dele é muito menor, o que promove melhor conforto em todos os sentidos.
Sempre Limpe os filtros
A sujeira prejudica o funcionamento pleno do seu equipamento, já que dificulta a passagem de ar, e a retirada de calor do seu ambiente. Sendo assim, procure fazer uma limpeza rotineira em seu equipamento.
A limpeza do filtro é indispensável para a saúde dos usuários, por isso, não negligencie isso. Um filtro sujo irá ajudar a propagar fungos, bactérias e vírus. Se não for cuidada a tempo, pode levar a alergias, por exemplo.
Função e timer
Poucas pessoas sabem, mas existem alguns macetes para economizar energia nos ar condicionados. A função timer auxilia neste processo, já que reduz o consumo de energia. Nele, você pode programar o horário exato de ligar e desligar do aparelho, o que evita o consumo desnecessário.
Desobstrua as saídas de ar
Se quer continuar mantendo o clima agradável e ainda ter uma redução no consumo de energia, procure não obstruir as saídas de ar. Caso elas estejam obstruídas, o consumo irá elevar. Muitas pessoas deixam móveis ou cortinas sob eles, ou incidência solar.
Faça o Ajuste de Temperatura Adequado
Sendo uma das mais valiosas dicas em relação à temperatura para ajustar o seu ar condicionado. Segundo pesquisas, manter a temperatura entre 20ºC e 25ºC mantém as pessoas confortáveis. Porém, a média de 23ºC é a ideal para economia.
Procure lembrar-se disso e ajustar o seu equipamento para esta temperatura e procure deixá-lo ligado sempre em horários pré-definidos usando o timer. Outra função é a de desumidificar o ambiente, ela é a função mais econômica, sendo assim, verifique seu manual e aprenda a usar ela.