Ao longo da vida acadêmica e profissional é normal que você se depare com uma grande variedade de gêneros textuais e em alguns casos pode ficar até se perguntando qual o sentido de aprender sobre alguns deles porque não parecem que seriam relevantes a longo prazo. Ao ver um modelo de carta argumentativa pronta é possível perceber que ela faz parte desse grupo muitas vezes ignorado por grande parte das pessoas.
Atualmente fazer uma carta argumentativa, carta dissertativa-argumentativa ou carta pessoal parecem atividades ultrapassadas e que perderam totalmente espaço para outras formas de comunicação, porém ainda existem vantagens de saber como escrever uma carta argumentativa. No artigo de hoje serão apresentadas algumas das principais vantagens de dar uma chance para esse gênero textual.
Como começar uma carta argumentativa?
Existe uma enorme variedade de gêneros textuais para serem estudados ao longo da vida e talvez você não saiba exatamente porque deveria incluir a carta argumentativa na sua lista de assuntos para estudar, porém acreditamos que existe uma série de motivos que são o suficiente para que você se interesse por esse assunto.
A seguir vamos apresentar de forma breve 5 motivos pelos quais você pode se interessar em começar a aprender a fazer uma carta argumentativa, passando por razões acadêmicas, profissionais e pessoais. Confira!
1. Melhorar a capacidade argumentativa
Uma das maiores, se não a maior, vantagem encontrada em aprender a escrever uma carta argumentativa está em uma das suas características principais. Se você ler um exemplo de carta argumentativa vai perceber que é um tipo de texto em que é necessário saber apresentar e defender seus argumentos.
A capacidade de argumentar é essencial tanto de forma textual como de forma verbal e é utilizada em momentos acadêmicos como a redação do ENEM ou do vestibular que é um tipo de texto argumentativo como também em momentos da vida profissional para garantir que seus objetivos profissionais sejam alcançados independente da sua área de atuação.
2. Se preparar para a possibilidade
Apesar de a carta argumentativa ter perdido espaço na vida moderna diante de tantas outras formas de comunicação que a internet proporciona, ainda existe a possibilidade de ser necessário escrever um documento desse tipo e certamente você não quer estar despreparado para um momento em que seja preciso saber como escrever uma carta desse tipo.
Especialmente por esse tipo de documento ser utilizado em situações de importância mais elevada, é útil estar preparado para caso seja necessário escrever uma carta argumentativa. Afinal, ninguém quer acabar em uma situação onde precise fazer algo e não saiba como.
3. Melhorar as habilidades de escrita
Outra grande vantagem de dedicar um tempo para aprender a escrever uma carta argumentativa é que isso se mostra como uma oportunidade para melhorar as habilidades de escrita do indivíduo. Por ser uma técnica de escrita diferente das que são utilizadas na maioria dos contextos, ajuda a expandir as formas de se expressar e o conhecimento de estrutura textual de quem pratica esse tipo de escrita.
Isso pode ser particularmente útil para estudantes que estejam se preparando para provas de vestibular ou ENEM ou até mesmo para aqueles que já estão na universidade e precisam melhorar suas habilidades de escrita para trabalhos como artigos científicos e o trabalho de conclusão de curso.
4. Praticar linguagem formal
Algo que é bastante difícil de substituir com as formas modernas de comunicação é a prática da linguagem formal, afinal até mesmo em e-mails profissionais é comum que a forma de se expressar das pessoas seja um tanto quanto informal.
O estudo de cartas argumentativas permite que a pessoa desenvolva e pratique suas habilidades de utilização de termos formais de comunicação que são difíceis de encontrar no cotidiano. Esse tipo de estudo oferece uma oportunidade para se desenvolver um melhor preparo formal que pode vir a ser útil em um cenário profissional no qual esse tipo de conhecimento pode ser valorizado.
5. Aprender algo novo
É claro que nem tudo que você aprende precisa ter uma motivação acadêmica ou profissional, a busca por aprender coisas novas é algo da natureza humana e deve ser preservado. Então, mesmo se você não tem um motivo claro para querer aprender sobre carta argumentativa, não deve deixar isso te impedir de buscar novos conhecimentos.
Pode ser que você não precise aplicar esse conhecimento diretamente na escola, no trabalho ou até mesmo na sua vida pessoal, porém muito do que aprendemos é utilizado como base para outras atividades, então sempre aproveite as oportunidades para aprender coisas novas na sua vida.
Com os motivos citados na lista do artigo de hoje, esperamos que você tenha encontrado pelo menos uma vantagem em aprender sobre as fascinantes cartas argumentativas e se interesse o suficiente para fazer mais pesquisas sobre elas. Afinal, a carta argumentativa ainda é um recurso importante de comunicação na sociedade atual.