Você já parou para se perguntar por que devemos evitar o sedentarismo? Não há como negar que todas as pessoas sabem que essa não é uma prática saudável.
No entanto, isso não quer dizer, necessariamente, que todos compreendem as razões de evitar a todo custo ser uma pessoa sedentária.
Ou seja, muitas pessoas sequer entendem o quão prejudicial isso pode ser e, portanto, não fazem os devidos esforços.
Apenas para se ter uma noção, a América Latina possui o maior índice de sedentarismo do mundo todo, por volta de 39% de toda a população.
Mas, de acordo com os dados realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que lidera nessa lista, contendo o maior número de sedentários.
Inclusive, esse é um dos principais motivos para a causa de diversas doenças, bem como a perda da qualidade de vida.
Apenas essa informação já é um grande motivo do por que devemos evitar o sedentarismo. Mas as coisas não param por aí.
Por conta da rotina muito exaustiva, diversas pessoas acabam deixando de ter hábitos saudáveis, contribuindo ainda mais para o sedentarismo e problemas relacionados.
No entanto, é perfeitamente possível evitar o sedentarismo apenas mantendo algumas atitudes mais conscientes.
Então, se você quer entender melhor por que devemos evitar o sedentarismo, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a esse respeito.
O que é o sedentarismo?
Em suma, o sedentarismo é um conceito que se refere a pessoas que não praticam qualquer tipo de atividade física regular.
Além do mais, de acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte, considera-se uma pessoa sedentária aqueles que praticam menos de 150 minutos de atividades físicas por semana, considerando aqueles que têm entre 18 a 60 anos.
No entanto, isso não quer dizer que para evitar o sedentarismo uma pessoa precisa fazer atividades físicas a todo tempo.
Até mesmo porque, no caso de ir à rua para praticar algumas atividades, o indivíduo pode estar suscetível a alguns problemas, como melanoma acral lentiginoso ou até alguma lesão.
Também não há como deixar de mencionar que é perfeitamente possível realizar atividades físicas dentro de casa e, ainda assim, evitar o sedentarismo.
Ademais, o sedentarismo ainda é uma das causas de várias doenças, as quais podem prejudicar tanto a saúde quanto a qualidade de vida.
Dentre alguns exemplos de doenças e condições que se relacionam ao sedentarismo, podemos citar os seguintes:
- Cânceres;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Doenças cardiovasculares.
Por que o sedentarismo é tão preocupante?
Porque, de acordo com os dados de 2018 da OMS, um em cada quatro adultos não pode ser considerado praticante de atividade física, correspondendo a 23% deste grupo.
Agora, entre os adolescentes de 11 a 17 anos, quatro em cada cinco são sedentários, detendo um índice de 81%.
É por essa razão que a OMS organizou algumas diretrizes para que algumas ações governamentais pudessem ajudar no combate ao sedentarismo, tais como:
- Criação de sociedade ativas;
- Mudança de paradigma em toda a sociedade;
- Criação de ambientes ativos;
- Conscientização dos benefícios de práticas esportivas etc.
Também não há como deixar de mencionar a proliferação de pessoas ativas, através dos incentivos de programas que foram criados por grupos ou indivíduos, como nas escolas.
Mas, para o Brasil, o Ministério da Saúde ainda faz um alerta: a cada 100 mortes que foram registradas em 2017, três tinham relação com o sedentarismo.
Além disso tudo, os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) apontam que, dos 1,3 milhão de óbitos registrados em 2017, 34.273 têm relação com doenças como diabetes, câncer de mama e cólon e problemas cardiovasculares.
Por que devemos evitar o sedentarismo?
Não há como negar que todas as pessoas entendem o quão importante a atividade física é para a nossa vida.
Afinal de contas, ela é a responsável por melhorar toda a qualidade de vida da pessoa, independente do gênero ou idade.
Ademais, diversas pesquisas apontam como o exercício, feito de forma regular, tem direta relação com a nossa saúde física e mental.
Mas, mesmo diante desses dados, os dados sobre sedentarismo tem estado cada vez mais altos. É por essa razão que a conscientização é uma grande aliada.
Então, para aqueles que querem saber por que devemos evitar o sedentarismo, citamos os seguintes motivos:
1. Combate a doenças crônicas
Vários são os estudos que corroboram com a afirmativa de que se manter ativo diminui as chances de o indivíduo desenvolver alguma doença crônica degenerativas.
Tudo isso só é possível devido aos diversos benefícios fisiológicos e psicológicos em decorrência de alguma prática regular de atividade física.
Sabe-se que pessoas sedentárias têm grandes riscos de desenvolver a diabetes tipo II, algo que pode fazer com que o paciente tenha de passar por uma cirurgia no pâncreas.
Além disso, evitar o sedentarismo ainda contribui na prevenção de várias outras doenças crônicas, como osteoporose, hipertensão e alguns tipos de cânceres.
2. Qualidade do sono
Você sabia que pessoas que são mais ativas costumam ter uma qualidade de sono muito superior que os sedentários?
Ainda há a hipótese de que, com o sono melhorado, acaba oferecendo menos cansaço no dia seguinte e ainda mais disposição para manter uma prática de atividade física.
E isso só acontece devido ao fato de que o exercício é capaz de gerar relaxamento muscular e ainda reduz a tensão nervosa.
3. Diversão
Pessoas que são mais ativas também se tornam mais felizes, proporcionando momentos de maior diversão.
E, quanto mais diversão, mais fácil será para manter o hábito. Quanto a isso, o seu programa de exercícios deve incluir alguns exercícios estruturados, como correr, caminhar, jogar futebol e outros esportes.
No entanto, ainda é possível incluir outras atividades cotidianas, como afazeres domésticos, manutenção no jardim ou caminhar com o seu cachorro.
O ideal é que você procure adequar uma combinação de atividades estruturadas e cotidianas, mas que se encaixem em seus horários.
4. Combate à ansiedade e à depressão
Ao falar sobre por que devemos evitar o sedentarismo, um dos grandes motivos é justamente para prevenir problemas como depressão, ansiedade e até a síndrome do pânico.
Além disso, pessoas que possuem uma tendência à ansiedade e depressão, acabam recebendo diversos benefícios pela liberação de substâncias relaxantes e calmantes durante o exercício.
Quem costuma praticar alguma atividade física ainda obtém uma maior produção de endorfina no organismo.
Ou seja, contribui para a sensação de bem-estar, bom humor e ainda é capaz de diminuir a hiperatividade.
5. Mais humor
Outra questão que muita gente não sabe é que a atividade física ainda é capaz de influenciar diretamente o nosso humor.
Afinal de contas, essas atividades promovem a liberação de alguns hormônios que nos oferecem sensação de bem-estar.
Ademais, o exercício oferece consciência corporal e autoconhecimento, que são duas ferramentas vitais para conquistar felicidade e equilíbrio.
6. Controle do peso corporal
As atividades físicas ainda são capazes de ajudar a controlar o seu peso corporal, já que usa as calorias em excesso de outra forma, ao invés de armazenar como gordura.
Mas, para garantir que esse efeito se torne ainda mais eficaz, o ideal é também manter uma dieta mais adequada.
No entanto, se você não consegue tempo em sua agenda para ir a uma consulta, a dica é dar preferência por um nutricionista online.
Tenha em mente que tudo o que você ingere contém calorias. A questão principal disso tudo é encontrar um equilíbrio entre consumo e gasto.
7. Melhoria no desempenho profissional
Outra grande vantagem em evitar o sedentarismo diz respeito ao fato de que a prática de exercícios contribui para uma melhoria no desempenho profissional.
Isso acontece porque, quando nos mantemos ativos fisicamente, acaba aumentando o fluxo de sangue para o cérebro, ajudando na capacidade de lidar com problemas e estresse.
Inclusive, diversas são as empresas que já estão adotando algum tipo de exercício físico no meio do expediente.
Trata-se de uma saída bem eficiente para aumentar a disposição, agilidade e vigor físico que o trabalho requer.
Então, se você costuma ter um desempenho fraco, ser lento em suas decisões e falta de criatividade, é perfeitamente possível resolver esse problema através de uma atividade física.
Além disso, a prática de alguma atividade física é capaz de exercer efeitos positivos também no convívio social, respaldando no trabalho, família e amigos.
8. Longevidade
Outra razão do por que devemos evitar o sedentarismo é justamente porque, ao fazer isso, garantimos uma vida mais longeva.
É verdade que não há como evitar o envelhecimento, mas as atividades físicas podem sim minimizar os efeitos da idade.
Afinal de contas, aumenta a nossa expectativa de vida e ainda limita o desenvolvimento de algumas doenças.
Além do mais, alguns estudos experimentais sugerem que a prática de atividades de intensidade moderada atua na redução das taxas de mortalidade.
O mais interessante é que a prática de atividades físicas também diminui a incapacidade para fazer alguma atividade física.
Como evitar o sedentarismo?
Agora que você já sabe por que devemos evitar o sedentarismo, é importante obter algumas dicas de como fazer isso. Dentre algumas formas, citamos as seguintes:
1. Planeje sua rotina
A verdade é que não ter uma organização na sua rotina é uma das principais causas da dificuldade em manter hábitos de vida mais saudáveis.
Isso quer dizer que, se você quer praticar atividades físicas de forma regular, é vital ter a sua rotina devidamente planejada.
Diante disso, a dica é definir todos os seus horários e reservar alguns minutos para praticar alguma atividade física.
Para facilitar, procure deixar roupas, tênis e até a sua alimentação preparada.
2. Exercite-se de manhã
A verdade é que se exercitar pela manhã oferece diversos benefícios, haja vista que oferece uma injeção de ânimo que irá perdurar pelo resto do dia.
Fora isso, exercitando-se pela manhã, você consegue ter um sono de maior qualidade, tendo ainda mais motivação no dia seguinte.
3. Procure algo que você goste
Diversas pessoas desistem de praticar alguma atividade física por julgarem ser algo chato ou algo do gênero.
Por isso, a dica é encontrar alguma coisa que você realmente goste. Dentre algumas dicas, podemos citar as seguintes:
- Corrida;
- Caminhada;
- Pilates;
- Musculação;
- Natação;
- Dança;
- Hidroginástica etc.
4. Mova-se
O ideal é que o indivíduo sempre se mantenha em constante movimento, mas evitando fazer movimentos repetidos.
Afinal de contas, isso pode gerar alguns problemas, como a dificuldade em dobrar os dedos e coisas do gênero.
Além disso, engana-se aquelas pessoas que acreditam que para evitar o sedentarismo é preciso praticar algum esporte.
Há várias atividades diárias que podem contribuir, tais como:
- Alongar-se ao longo do dia;
- Subir escadas ao invés de usar o elevador;
- Fazer mais atividades a pé;
- Caminhar até o trabalho, se possível.
5. Crie metas
Outra dica bem simples para evitar o sedentarismo é criar metas. Para isso, você pode tentar definir a quantidade certa de quilômetros que pretende correr na semana e coisas do gênero.
A partir disso, você vai começar a criar hábitos de exercícios que, ao longo do tempo, para além de serem saudáveis, também irão lhe dar satisfação pessoal.