Saiba como manter seus alimentos bem conservados e com todos os nutrientes
A criação da geladeira e do congelador foi determinante para revolucionar a sociedade contemporânea. A chegada desses itens aos domicílios deu mais liberdade às pessoas, dispensando a necessidade de ter que comprar alimentos frescos todos os dias para prepará-los em casa.
Esse impacto pode até passar despercebido na rotina atual, mas é inegável o papel fundamental que o freezer da geladeira realiza no dia a dia. Mas, afinal, você sabe de que maneira o congelamento impacta a estrutura dos alimentos ali guardados? Inclusive, será que é aconselhável armazenar todo tipo de alimento nesse compartimento? Entenda melhor sobre esse assunto a seguir.
Quais são os efeitos do congelamento nos alimentos?
Primeiramente, é preciso destacar que o calor é um catalisador de reações químicas e biológicas, ou seja, ele atua para acelerar essas reações. Sendo o frio a ausência de calor, essa condição acaba criando o efeito contrário: o retardo dessas reações, e, no caso dos alimentos, ocorre o retardo da deterioração deles quando se utiliza a geladeira ou o congelador.
De modo geral, submeter um alimento ao congelamento faz com que ele passe por inúmeras alterações em sua estrutura molecular, assim como nas bactérias ali presentes. Assim, esse processo tem um efeito que muitos podem não associar de imediato: uma ação bactericida.
Mas como isso é possível? Além de retardar a ação de enzimas metabólicas, o congelamento também não deixa água líquida disponível para atividades microbiológicas. Tanto os líquidos extracelulares quanto os intracelulares se solidificam, formando cristais de gelo e danificando as células, rompendo suas membranas. Isso pode afetar tanto as células dos alimentos quanto o dos microrganismos, matando-os no processo.
Entretanto, quando o congelamento é feito de forma lenta — que é o que ocorre nos congeladores domésticos —, os cristais de gelo formados são maiores e o líquido extracelular se solidifica primeiro. Por causa disso, é possível haver vazamento de líquido celular para o meio externo em razão da diferença de pressão e vapor, o que desidrata a célula.
Já no processo de ultracongelamento, utilizado em grande parte dos alimentos congelados, o alimento é congelado rapidamente. Nesse processo, os cristais de gelo são menores, o que preserva a estrutura do alimento, mas, consequentemente, também não danifica as células de bactérias. Nessa situação, não há desidratação, já que os líquidos intra e extracelular se solidificam ao mesmo tempo.
Em alguns alimentos, como em frutas, peixes e aves, é possível utilizar os chamados crioprotetores, que são substâncias responsáveis por proteger a célula do congelamento. Assim como eles protegem as células dos alimentos, eles também protegem a célula da bactéria, de modo que é fundamental higienizá-los e cozinhá-los adequadamente para eliminar esses microrganismos.
Dicas sobre congelamento e descongelamento
Com uma melhor compreensão a respeito da importância de congelar os alimentos, vem a pergunta: como fazer isso corretamente? O primeiro ponto é entender quais alimentos podem ser conservados nesse processo. Por exemplo, não é uma boa ideia congelar frutas e outros alimentos que serão consumidos crus, pois isso afetará os sabores e a conservação dos nutrientes deles. Caso queira utilizar as frutas para preparar sucos, vitaminas ou bolos, opte por congelá-las na forma de polpa ou purê.
Já os vegetais, no geral, podem ser congelados sem prejuízos, assim como leguminosas como grão-de-bico e feijão. O mesmo vale para laticínios (queijo, leite e iogurte), mas esteja ciente que pode haver alguma mudança na textura deles. A conservação também é possível para pães, bolos e carnes de todos os tipos, desde a massa crua até os alimentos já prontos.
Está com medo de congelar as refeições e perder os nutrientes presentes nos alimentos? Então lembre-se de sempre utilizar embalagens e potes bem vedados para armazená-los corretamente e preservar o seu valor nutricional. Opte por porções menores, dosando o que será utilizado nas suas refeições.
E quanto ao descongelamento? Como isso deve ser feito? Primeiro, jamais coloque o alimento em temperatura ambiente, sob água quente ou no solo. Coloque o pote vedado na parte de baixo da geladeira para começar o processo de descongelamento, retirando-o do congelador no dia anterior. Esqueceu de fazer isso? Você pode colocar o pote do alimento sob a água gelada, corrente ou deixá-lo imerso (trocando a água a cada meia hora). No caso dos legumes, é possível fazer o descongelamento durante o próprio cozimento deles.