04/10/2017 09h30 | Por: Hyérica Santiago

Rota dos 200 anos chega a Porto Calvo nesta quarta (4) para resgatar origens de AL

Terceiro ato proposto pelo governador Renan Filho será às 10 horas e é mais uma etapa das comemorações do bicentenário do Estado

Texto de: Kelly Cordeiro
Porto Calvo

O governador Renan Filho e a equipe de secretários promoverão mais um ato em alusão aos 200 anos de Alagoas. Nesta quarta-feira (4), às 10 horas, a comitiva visita a cidade de Porto Calvo para resgatar as origens do Estado.

O ponto de partida será o Memorial Calabar e, partir, daí serão percorridos diversos pontos do sítio histórico onde foram travadas as principais batalhas do período holandês. A visita será capitaneada por dois especialistas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que contarão um pouco da história e dos vestígios ainda existentes na cidade. Participarão desse trajeto diversos grupos artísticos de Porto Calvo e guias locais.


A programação será encerrada ao meio-dia com um ato na Praça do Varadouro. Tudo isso vai compor um livro-reportagem que será editado posteriormente.

A Rota dos 200 anos foi idealizada pelo governador Renan Filho e inclui visitas às três cidades que deram origem a Alagoas: Penedo, Marechal Deodoro e Porto Calvo. Em Penedo o ato foi em defesa do Rio São Francisco. Depois desse ato, o governador acrescentou à rota a descida à Grota do Ouro Preto, simbolizando o ato pela inclusão social. Haverá ainda uma visita à Marechal Deodoro, também resgatando as origens, e o ato pela liberdade na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
 

Serviço:
 
Ato do bicentenário de Alagoas resgatando as origens de Alagoas em Porto Calvo
Data: 4 de outubro.
Hora: 10 horas.
Local: Memorial Calabar, em Porto Calvo.