18/12/2017 00h00 | Por: Natália Souza

Fapeal conclui ações do Bicentenário Alagoano com a publicação de pesquisas

Cinco obras serão lançadas em evento nesta quinta-feira (21), no Complexo Cultural do Teatro Deodoro

Texto de: Tarcila Cabral
55498172A9D4C4Fa83642Edfd6Bd1C0D L

Alagoas trilhou 2017 promovendo ações de resgate cultural alusivas aos seus 200 anos de emancipação política. Participando desse calendário festivo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) deu o tom científico às comemorações, com a publicação de pesquisas em forma de livros, editais e o financiamento de eventos relevantes.

 

Ao todo, 20 obras foram criteriosamente selecionadas para publicação. Dessas, cinco serão lançadas e disponibilizadas à venda no próximo dia 21 de dezembro, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, às 9h. A ocasião reunirá membros do Governo de Alagoas e das editoras públicas do Estado, os pesquisadores autores, a comunidade acadêmica e todo o público interessado.

 

A “Coleção Alagoas Bicentenário” é uma iniciativa conjunta da Fapeal e Imprensa Oficial Graciliano Ramos. O projeto é mais uma ação da Fundação em 2017 pautada pelos 200 anos da história alagoana, que também foram resgatados no calendário temático.

 

A ocasião vem cumprir uma prerrogativa de arrematar o contexto festivo, trazendo o universo da CT&I para a construção de uma memória histórica e documentada, além de publicizar a atividade de pesquisa que é fruto de teses, dissertações, tendo sido algumas fomentadas pela instituição ao longo de 27 anos.

 

Os cinco primeiros livros que compõem a “Coleção Alagoas Bicentenário” abordam questões diversas, como o trabalho e a vida na Zona da Mata Canavieira, o comércio interprovincial de escravos, os desafios para uma nova emancipação alagoana, a mulher, família e sociedade de Arapiraca no século XXI, e a urbanidade e memória dos moradores da Ponta Grossa.

 

O lançamento fecha o ciclo aberto em 2017, além de corroborar com o compromisso de tornar público o conhecimento produzido pela pesquisa local.

 

Charles Santos - A Construção do Meia Sola - Trabalho, Pobreza e o Programa Bolsa Família na Zona da Mata Canavieira de Alagoas

 

Luana Teixeira - Comércio Interprovincial de Escravos em Alagoas no Segundo Reinado

 

Vinícius Nobre Lages - Para Além do Jogo de Espelhos: Desafios para uma Nova Emancipação de Alagoas.

 

Jean Baptiste Nardi - (In) Confidências Alagoanas. Mulher, Família e Sociedade na Alvorada do Século XXI em Arapiraca.

 

Jose de Oliveira Junior - “É Subúrbio Isto Aqui” Urbanidade e Memória dos Moradores do Bairro de Ponta Grossa – Maceió – Alagoas

 

Serviço

Lançamento dos livros Da Coleção Alagoas Bicentenário

Data: 21 de Dezembro

Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro

Horário: 9h

Informações: Ascom Fapeal – 3315-2256